fbpx

Blog Allure Moema

Notícias e dicas interessantes para a sua estada em São Paulo!

Dicas de viagem para São Paulo: descubra a gastronomia local e os melhores restaurantes 

Restaurant interior

São Paulo, uma das maiores metrópoles do mundo, é uma cidade que oferece uma ampla variedade de opções de lazer para seus habitantes e visitantes. Com uma cena gastronômica rica e diversificada, a cidade é um paraíso para os amantes da boa comida, dos bares animados e dos cafés aconchegantes, tanto para os moradores quanto para quem vai fazer uma viagem para SP.

Conhecer bem tudo que a cidade oferece é praticamente impossível. Porém, existem muitas possibilidades que devem estar no seu radar para que você possa dizer que realmente viveu uma experiência paulistana. Se você está pensando em explorar as opções de lazer em São Paulo, especialmente no bairro de Moema, você está no lugar certo!

Continue a leitura deste artigo e deixe a sua viagem para SP ainda mais prazerosa.

Pratos típicos de São Paulo

Por ser uma cidade multicultural e diversa, São Paulo não possui pratos típicos que sejam exclusivamente da região. No entanto, a culinária paulistana é influenciada por diversas culturas, refletindo a mistura de tradições de imigrantes de todo o mundo que se estabeleceram na cidade ao longo dos anos. Veja abaixo alguns dos pratos mais consumidos em São Paulo:

  • virado à paulista: prato completo com arroz, feijão-preto, bisteca de porco, couve refogada, farofa, banana frita e ovo frito;
  • pastel: massa fina e crocante recheada com queijo, carne, frango, palmito etc;
  • feijoada: prato à base de feijão-preto com diversas carnes, servido com arroz, couve e laranja;
  • sanduíche de mortadela: enormes sanduíches de mortadela no Mercado Municipal;
  • pizza paulistana: pizza fina com diversas coberturas;
  • lanche de pernil: sanduíche com carne de porco assada, queijo, vinagrete e molho de pimenta;
  • coxinha: massa de batata recheada com frango, empanada e frita;
  • bauru: sanduíche com rosbife, queijo derretido, tomate e pepino em conserva;
  • tutu de feijão: prato de feijão com farinha de mandioca, comumente servido com carnes;
  • cuscuz paulista: feito com farinha de milho, sardinha, ovos, tomate, cebola e azeitonas.

Restaurantes premiados

Quem fizer uma viagem para SP pode vivenciar verdadeiras experiências gastronômicas de alta qualidade. Isso porque São Paulo tem alguns dos melhores restaurantes do mundo, condecorados com estrelas Michelin e que atraem turistas do planeta inteiro.

Se essa é a sua praia, comece visitando a Casa do Porco, restaurante especializado, como o nome diz, em pratos à base de carne suína. Ele entrou para lista dos melhores do mundo em 2020 e tem uma longa fila de espera para reservas.

Agora, caso seu estilo esteja voltado para gastronomia contemporânea, com um pouco de brasilidade, o D.O.M., do mestre Alex Atala, certamente é uma boa pedida. A ideia é unir a alta gastronomia com ingredientes tipicamente brasileiros, incluindo até formigas da Amazônia entre os pratos.

Por fim, há também o restaurante Maní Manioca, da chef Helena Rizzo, jurada do programa Masterchef. Ela oferece um menu degustação com 12 pratos baseados na obra de Mário Andrade. Sem dúvidas uma experiência ímpar para os amantes da alta gastronomia.

Bares e cafés charmosos

Quem faz uma viagem para SP e não perde a oportunidade de tomar um cafezinho está bem servido. Adiante, você confere uma lista com os principais locais para aproveitar bons cafés na cidade de São Paulo.

  • Fran’s Café: oferece uma variedade de opções de café, lanches e sobremesas em um ambiente acolhedor;
  • Santo Grão: uma das redes mais renomadas de São Paulo, oferece uma variedade de cafés especiais;
  • Urbe Café Bar: ambiente descontraído e aconchegante, com café especial e coquetéis à base de café;
  • Suplicy Café: conhecido por sua alta qualidade, oferece cursos de barista para entusiastas de café;
  • Café Girondino: um café clássico com decoração histórica, parte da história de São Paulo.

Mercados e feiras

O Mercadão de São Paulo dispensa apresentações, principalmente por seus pratos famosos e frutas exóticas. Mas, além dele, a cidade também abriga inúmeras feiras, cada uma com uma gastronomia diferente, capaz de encantar a todos os gostos.

No bairro da Liberdade, por exemplo, quem faz uma viagem para SP pode encontrar pratos típicos da culinária japonesa e oriental em geral, como lámens, sushis, churrascos coreanos, comida chinesa e vietnamita. Já para quem é fã de massas, a feira do Bixiga, que acontece aos domingos, traz o melhor da experiência gastronômica italiana.

Existem também feiras típicas em cada bairro, algo bastante comum na capital paulistana. Não deixe de perguntar às pessoas com quem você tiver contato sobre feiras próximas. É sempre uma aventura conhecer esses eventos.

Gastronomia do bairro Moema

Moema é um bairro repleto de atrações gastronômicas. Se você está em busca de uma churrascaria conceituada, por exemplo, a tradicional Fogo de Chão não desaponta. Porém, caso a sua procura seja um local mais romântico, o La Nonna di Lucca, especializado em comida italiana, é uma boa pedida.

Já para quem prefere a agitação da vida noturna, o Bar do Juarez e o Bar do Alemão fazem jus à fama que têm — inclusive, o Bar do Alemão é famoso pelo happy hour desde 1902! Por fim, para bons almoços, não deixe de visitar o Quintal de Moema e o Windhuk. Ambos têm muitas alternativas de pratos e a preços muito atraentes.

Como você viu, por ser uma cidade repleta de imigrantes de outras regiões do Brasil e do mundo, São Paulo tem alternativas para todos os gostos. Então, quando fizer uma viagem para SP, não deixe de pesquisar bem o que mais você gosta para viver experiências inesquecíveis.

Gostou do texto? Aproveite para deixar um comentário sobre qual lugar você já conhece ou pretende visitar primeiro!